quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O QUE É ARQUITETURA

"Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. E nesse processo fundamental de ordenar e expressar-se ela se revela igualmente arte plástica, porquanto nos inumeráveis problemas com que se defronta o arquiteto desde a germinação do projeto até a conclusão efetiva da obra, há sempre, para cada caso específico, certa margem final de opção entre os limites - máximo e mínimo - determinados pelo cálculo, preconizados pela técnica, condicionados pelo meio, reclamados pela função ou impostos pelo programa, - cabendo então ao sentimento individual do arquiteto, no que ele tem de artista, portanto, escolher na escala dos valores contidos entre dois valores extremos, a forma plástica apropriada a cada pormenor em função da unidade última da obra idealizada."

Arquiteto e Urbanista Lúcio Costa (1902-1998)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

QUEM É QUEM NA CONSTRUÇÃO?

Cada vez mais, a cesta básica de mão-de-obra fica menos básica. Construir só com alguns pedreiros e serventes? Nem pensar! Pode incluir na sua lista, além do arquiteto, engenheiro, mestre de obras, encarregado, encanador, eletricista, carpinteiro, armador... Sem contar os profissionais especializados que, mais e mais, frequentam a etapa de acabamentos. Há dois motivos para essa especialização: a exigência de qualidade dos serviços e o aprimoramento de
produtos e materiais. É aí que aparecem os azulejistas, marmoristas, gesseiros e, até mesmo, pintores - não esqueça as pinturas especiais. E saiba que, só com a mão-de-obra, você gastará entre 40% e 50% do custo da construção. Por isso, é bom conhecer muito bem a função de cada profissional e o momento em que ele entra na obra.

ARQUITETO

O que faz: cria os projetos arquitetônicos e complementares e aprova as plantas na prefeitura. Além disso, gerencia e (ou) fiscaliza a obra, para ver se está sendo executada conforme o planejado.
Quando atua: desde o levantamento de dados, fundações até a conclusão da obra é o primeiro profissional a ser procurado pelo cliente e deve acompanhá-lo até o final da obra.

ENGENHEIRO

O que faz: cuida também da execução dos projetos – estrutural, elétrico e hidráulico. Orienta o mestre-de-obras, ou o encarregado, a respeito de questões técnicas e de acabamentos.
Quando atua: também desde as fundações até a conclusão da obra.

MESTRE DE OBRAS

O que faz: é o intermediário entre o arquiteto e os funcionários. Conhece todas as etapas da obra e confere a execução de cada serviço.
Quando atua: desde as fundações até a conclusão da obra.

ENCARREGADO

O que faz: é um mestre menos qualificado também conhece todas as etapas da obra e coordena o serviço dos demais funcionários. Trabalha sob as ordens do mestre-de-obras ou, na ausência deste, do arquiteto.
Quando atua: desde as fundações até a conclusão da obra.

PEDREIRO

O que faz: serviços de alvenaria, revestimentos de paredes e de pisos e acabamentos em geral.
Quando atua: desde a montagem do canteiro de obra até os acabamentos.

SERVENTE

O que faz: auxilia todos os profissionais da obra. Transporta materiais, prepara argamassa para revestimentos, limpa o canteiro.
Quando atua: do início ao fim da obra.

CARPINTEIRO

O que faz: os andaimes e as formas estruturais para vigas e pilares. Em alguns casos, faz o telhado.
Quando atua: desde a montagem do canteiro de obra, fazendo o barracão e os tapumes, até a conclusão da estrutura. Pode também cuidar do telhado.

ARMADOR

O que faz: é o ferreiro, operário que corta, dobra e monta os ferros estruturais.
Quando atua: desde as fundações até a conclusão das lajes.
O proprietário poderá optar por comprar as ferragens já prontas (serviço de corte e dobra), isto só é possível com um projeto estrutural. A vantagem está na rapidez da obra, redução dos desperdícios de barras de ferro e qualidade da peça, é um processo cada vez mais utilizado na construção.

ELETRICISTA

O que faz: realiza a ligação elétrica para a construção, coloca os conduítes, passa a fiação e instala tomadas e os interruptores.
Quando atua: sua primeira participação é no canteiro de obras. Retorna ao trabalho durante a execução das lajes, para embutir as tubulações. Reaparece quando são erguidas as paredes, para colocar conduítes, tomadas e interruptores.

AUXILIAR DE ELETRICISTA

O que faz: corta conduítes, rasga a parede e ajuda a passar fios.

ENCANADOR

O que faz: instala os canos para a ligação de água e esgoto; coloca peças sanitárias, pias, tanques e torneiras.
Quando atua: como o eletricista, chega à obra durante a instalação do canteiro, para fazer o ponto de água. Depois, quando estão sendo executadas as lajes, ele coloca as tubulações. Retorna na fase de acabamentos para instalar as peças.

AUXILIAR DE ENCANADOR

O que faz: corta canos e rasga a parede para passar a tubulação.

PROFISSIONAIS DE ACABAMENTO

Marceneiro: faz os serviços mais refinados de madeira, como os armários, além de instalar portas, janelas, assoalhos e lambris.
Ceramista: coloca piso cerâmico.
Serralheiro: faz portões, grades e esquadrias metálicas.
Vidraceiro: executa e instala esquadrias em vidros temperado, além de coberturas envidraçadas e espelhos. .
Gesseiro: realiza trabalhos com gesso sancas, roda-tetos, forros rebaixados.
Azulejista: coloca azulejos.
Pintor: emassa e pinta as paredes.
Marmorista: assenta e dá acabamento ao mármore.

Lembre-se: o arquiteto é a pessoa mais indicada para recomendar mão de obra qualificada.

Fonte: Revista Arquitetura e Construção - Maio/97